sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

EXÙ LERÚ O MOURO CIGANO (CLÃ DOS CIGANOS GUARDIÕES)

“Cachorro correndo sozinho se acha o mais veloz do mundo”.
(provérbio cigano).
- Dona Maria me contou que o Exú Cigano, foi um cigano mourisco que se chamava Lerú. Ele chegou ao Brasil, junto com outros escravos da África e por aqui viveu. Como sabia ler, foi vendido para o dono de grandes armazéns, que o colocou como chefe. Muito esperto, Lerú começou a ajudar muita gente, que como ele, estava naquela triste situação. Ajudou tanto, mesmo correndo risco de vida, que um velho Tata africano lhe iniciou no culto. Ele foi o primeiro cigano a entrar na religião dos negros! Então, depois que desencarnou, passou a trabalhar nas rodas e reuniões que ainda eram escondidas. Dizem que a primeira vez que deu seu nome, foi numa gira no Rio de Janeiro. Daí ganhou o nome
de Exú Cigano.
Seu Manuel fazia a distinção entre os espíritos ciganos da “Direita” e os exús ciganos da “Esquerda”. Para ele, Exú Cigano era o líder de outros ciganos que passaram pela Jurema ou outro culto afro-brasileiro em vida.
Na Jurema ou Catimbó, o líder dos espíritos ciganos é Mestre João Cigano. Perguntei a Tio Manolo se ele conhecia outros nomes de espíritos ciganos, chefiados por Exú Cigano.
- Tem o Exú Cigano do Oriente, Exú Cigano do Circo, Exú Cigano Calão (da Tribo Calon), Exú Cigano da Praça e Seu Giramundo Cigano (não confundir com o Exú Giramundo).
Segundo ele, tem também as Pombas Giras Ciganas, com suas histórias, lendas e magias.

O CIGANO JACÓ E O NAZARENO CLÃ DA FÉ E DOURADOS

“O galo pode cantar quanto quiser, mas nunca porá ovos”. (provérbio cigano)
- Jacó era um ferreiro cigano e passava por Jerusalém no tempo de Jesus. Sua comitiva estava parada perto da cidade santa, quando o Mestre foi preso e julgado. Os romanos preparavam o suplício e precisavam de gente para trabalhar. Nenhum carpinteiro ou ferreiro judeu, quis fazer a cruz ou fundir os cravos de ferro. Daí, que os carrascos romanos obrigaram Jacó, sob ameaça da espada, a fazer os três cravos da crucificação, dois para as mãos e um para os pés. Jacó sabia que Jesus era um justo, por isso amaldiçoou os romanos, predizendo a destruição de Roma por sua ganância e violência. Os algozes também obrigaram ele a pregar o Mestre no madeiro. Ele fez isto chorando e pedindo ao Mestre perdão. O nazareno, envolto na dor, disse ao cigano que não se preocupasse, pois o seu povo era nobre e fiel. Disse também que seriam todos agraciados, pela presença de uma virgem que viria do mar. Desde então, os ciganos passaram a esperar pela virgem e caminhar por todo o canto do Oriente e do Ocidente. Até que um dia, apareceu Santa Sara, a virgem negra. Era o dia 25 do mês de maio. Por isso, os ciganos são devotos de dois santos: a prometida Santa Sara e São Jorge, o patrono dos ferreiros.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Encantamentos ... Cla dos Ciganos Guardioes

CLA DOS CIGANOS GUARDIOES
Encantamento para protecao da casa e da familia

Pó de Prata
Turmalina Negra

Ritual:

Escrever o nome e endereco que deva ser protegido em um papel a lapis.
Colocaro pó de prata de modo que cubra todo o escrito.
Em cima do pó de prata ,firmar a turmalina negra e fazer o seguinte conjuro.

Conjuro :

Consagro este encantmento cigano a Santa Sara Kalli e ao Cla dos Ciganos Guardioes,para que facam a protecao da minha casa e da minha familia e de tudo que eu tenho.

Desde já agradeco a ajuda . Amem!!!

Encantamentos Ciganos/Cla dos Ciganos Andarilhos/

Os encantamentos ciganos, tem a funcao de equilibrar , de harmonizar ,abrir caminhos, trazer a prosperidade, a riqueza, o amor e tambem de limpar e cortar de magias negativas, afastar obssessores,entao sao muito fortes e poderosos,quando feitos com amor e fé.
Todos os encantamentos ciganos tem como finalidade de auxiliar a nossa caminhada por esta terra
abencoada e nunca prejudicar ou atrapalhar ninguém.

*Se voce pode ajudar , entao ajude.
  Se nao pode , nao atrapalhe.

CLA DOS CIGANOS ANDARILHOS:

Encantamento para abertura de caminhos e desbloqueio da mente ,onde voce mesmo pode estar gerando o bloqueio.
(Todos os encantamentos ciganos devem ser seguidos à risca,e nao deve ser mudado nenhum elemento.

1o.Encantamento:
01 garrafa de vinho seco
03 moedas douradas
Papel

Ritual:

Escrever em um papel a lapis os seus pedidos para que sejam abertos os seus caminhos, enrolar o papel e colocar dentro da garrafa d vinho , colocar em formato de triangulo as tres moedas douradas e colocar a garrafa no centro deste triangulo e fazer o seguinte conjuro.

Conjuro:

Consagro à Santa Sara e ao Cla dos Ciganos Andarilhos ,peco abertura dos meus caminhos e se houver bloqueio em minha mente ,peco que seja desbloqueado e me permitindo a confianca e determinacao para conseguir sempre as minhas vitorias e conquistas . Amém!!!















CIGANOS TUAREGUES - (DO DESERTO)

TUAREGUES - Ciganos do Deserto (Marrocos, Saara... ) Tem idioma proprio, vivem isolados cm suas familias ,trazem protecao ,defesa a nós , suas espadas simitarras , cortam interferencias , coisas negativas.
Os Tuaregues por sua descendencia árabe sao totalmente ligados à espiritualidade cigana e defendem os filhos amados de Santa Sara.
Protegem espiritual e energeticamente para que nada interfira negativamente a vida das pessoas.
Protegem os caminhos e as viagens.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

COMIDA CIGANA

SOPA CIGANA
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola grande fatiada

3 dentes de alho, picados e amassados

1 talinho de aipo picado

1 xícara (chá) de abóbora em cubos

1 xícara (chá de batatas em cubos

3 xícaras (chá) de caldo de verduras

1 folha de louro

2 colheres de (chá) de páprica

1/4 colher de (chá) de açafrão-da-terra em pó

1 colher (chá) manjericão (usei o desidratado)

1/4 colher (chá) de canela moída

Pimenta em pó (chili) a gosto

2 tomates, sem pele ou sementes, picados

1 colher (sopa) de pimentão picado

1 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico cozido

1 colher (sopa) de shoyu ou tamari


MODO DE PREPARAR:

Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Acrescente o aipo e o pimentão picados e deixe refogar bem. Acrescente os tomates, as especiarias, as ervas, as verduras e o caldo. Deixe ferver, diminua o fogo, cubra e deixe cozinhar até as verduras amaciarem. Acrescente o grão-de bico e o shoyu, ajuste o sal se necessário. Deixe cozinhar um pouco mais em fogo baixo e depois sirva

KOLACO (Pão Cigano)
Como já sabemos o pão é um alimento sagrado. E este pão não deve ser cortado com faca. Deve ser repartido com as mãos entre todos os presentes. Pois é servido pelos Romani nas Slavas ( festas comemorativas em louvor aos Santos) , batizados, casamentos e cerimõnias especiais. A magia do pão é tão somente a intenção de quem o faz, a sua energia pessoal, por isso na hora de prepara-lo é bom estar com pensamentos bons e puros, pensando somente coisas boas. É símbolo da vida, da harmonia e da amizade.Ingredientes para 3 pães.1 quilo de farinha de trigo - 1 litro de leite morno - 50 gramas de fermento para pão - 3 ovos inteiros - 1 colher e meia de manteiga - sal a gosto - manteiga derretida - 1 punhado de Erva-Doce - 1 pouco de Cravo da Índia - Canela em casca.Modo de Preparar.Misture a farinha de trigo e o fermento dissolvido no leite morno. Acrescente os ovos e a manteiga, trabalhe a massa, sem sová-la. Acrescente um punhado de cravo da índia e sal a gosto. Deixe descansar coberta com um pano úmido, até crescer. Depois forme três ou mais pães redondos, e coloque para assar em um tabuleiro untado e polvilhado com farinha de trigo. Decore os pães com gravos e canela em casca. Derreta 3 colheres de manteiga e regue os pães. Deixe assar em forno pré aquecido a 250 graus, por 40 minutos. Caso ao final deste tempo ainda não estejam dourados e crescidos, mantenha-os no forno até que fiquem prontos.


TCHÁYO ROMANÔ ( CHÁ CIGANO)
O chá é uma combinação de elementos que nutrem e fortalecem o espírito. Em torno dele se reúnem as pessoas a fim de se refazerem da energia diária e entreterem-se com boas conversas.


Ingrediente para 10 porções:

Chá preto a granel ou em sachês

Frutas da estação - pêssego, ameixas, damascos, morangos secos ( desidratados)

Açúcar ou Adoçante.


Modo de Preparar:

Coloque 2 colheres de sopa bem cheias da erva de chá preto, em 2 litros de água fervendo em um samovar ( pode ser feito em bule ou chaleira). Quando estiver pronto, sirva nos copos de louça ou tigelas com pêssegos em pedaços, damascos ou morangos amassados com um garfo ou colher. Adoce se desejar.


Os ciganos mais antigos faziam torrões de açúcar e os prendiam entre os dentes para tomar o chá.



Magia:

O ato de amassar as frutas deve ser feito em silêncio, enquanto você faz uma prece sincera.

Fazer o chá na Lua Cheia.

COMIDA CIGANA
Para os Ciganos cozinhar é um ato maravilhoso, e é através da comida que podem encantar uma pessoa com mais facilidade. E depositar todos os objetivos nos ingredientes. Também cuida muito as fazes da lua, pois é muito importante.

Na Lua Nova: é uma boa energia para terminar trabalhos inacabados ou começar projetos que queremos que dêem resultados imediatos.

Na Lua Crescente: Os Ciganos cozinham para aqueles que devem tomar conhecimento de seus projetos, trabalhos e também para o casamento, noivados. E é nesta lua que são colhidas as ervas e especiarias, caso seja cultivadas em horta doméstica.

Na Lua Cheia: Os Ciganos reúnem as pessoas mais queridas para servi-lhes os alimentos encantados esperando os melhores comentários. Também é a lua melhor para lançar um produto e também iniciar um projeto que desejamos que se torne público.

Na Lua Minguante: Dedicam a cozinha para a cura. Fazem os remédios caseiros utilizando as ervas, raizes, sementes, frutas e flores. Na cozinha cigana estão inclusos. As carnes de porco, frango e boi que são as mais utilizadas.

Utilizam também muito as especiarias e temperos de diversas partes do mundo.

Frutas, nozes e amêndoas estão sempre presentes em diversos doces. Também são utilizados o ovo, manteiga, queijo e frios.

As massas são de fabricação caseira e os pães são feitos ritualisticamente para ser oferecidos como alimento do corpo e do espírito.

SANTA SARA KALLI

Santa Sarah Kali - Historia  
Por volta dos anos 50 d.c, uma embarcação cruzou os mares a partir de terras Palestinas levando a bordo para fugir das perseguições de Roma aos primeiros cristãos, um grupo de personagens bíblicos: Maria Jacobina ou Jacobé, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro, Maximínio e Sara, uma negra serva das mulheres santas.
Eles foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.
Então nasceu a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço).

Kali, em sânscrito quer dizer negra, e foi acrescentado ao seu nome devido a cor bem morena de sua pele.
Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Ocorre procissão e festejos com banhos no mar. A imagem de Santa Sara é vestida de azul, rosa, branco e dourado, adornada de flores, jóias e lenços coloridos e levada para as águas do mar. Após o banho de mar, a imagem, volta ao altar onde os que participaram da procissão possam pedir suas graças.
Muitos buscam nos olhos de Santa Sara a obtenção das graças, pois nos olhos de Santa Sara, tudo está contido: a força de Deus, a força da mãe, a força do amor da irmã e da mulher, a força das mãos, a energia, o sorriso, a magia do toque e a paz. E assim, todos que buscam graças no seu olhar, retornam sempre aos pés de Santa Sara para agradecer.

Embora seja uma santa da igreja católica canonizada em 1712, até hoje a própria Igreja omite o seu culto.
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça
Os dias 24 e 25 de maio são consagrados ao culto da Santa. Para os ciganos, a peregrinação festiva até Camargue, para a adoração da santa, é uma tradição sagrada e secular. Milhares de ciganos de quase todas as regiões da Europa, África, Oriente e dos quatro cantos do mundo, reúnem-se na pequena igreja de Saint-Michel em louvor e homenagem a Sara.
Uma semana antes da festa, numerosas clãs e grupos ciganos, vindos de todas as partes do mundo, chegam à região para a procissão. A figura da santa negra é transportada no andor pelas ruas da vila e a viagem termina nas águas do Mediterrâneo.
A passagem dos ciganos por aquela vila francesa não tem apenas um objetivo religioso. Durante cerca de uma semana os ciganos mostram o que a sua cultura tem de mais belo e tradicional, com os ciganos a encher as pequenas ruas de Saintes-Maries-de-la-Mer com a música e as danças tradicionais. Os terrenos em redor da vila são totalmente ocupados pelos acampamentos ciganos. Mas, salvo raras exceções, as carroças de tração animal do passado deram hoje lugar às cômodas "roulottes" (ou traillers), com televisão e parabólica puxadas pelos últimos modelos das mais conceituadas marcas automóveis. E todos os anos, no dia 24 de Maio, a história repete-se...
O Local da Peregrinação:
No sul da França, entre os rios Grand Rhône e Petit Rhône, situa-se a planície dos alagados de Camargue.
Camargue tornou-se célebre pelas festas que acontecem na cidade de LES-SAINTES-MARIES-DE-LA-MER, pacata vila com cerca de três mil habitantes, região de Provence no sul da França; pelo seu caráter religioso e peregrino. A serenidade da localidade é abalada com a chegada dos cerca de dez mil ciganos, que conseguem trazem a cor, o odor e o som característicos.
Histórias ou Lendas?
Segundo alguns historiadores, por volta dos anos 50 d.c, uma embarcação teria cruzado os mares a partir de terras Palestinas levando a bordo para fugir das perseguições de Roma aos primeiros cristãos, um grupo de personagens bíblicos: Maria Jacobina ou Jacobé, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro, Maximiliano e Sara, uma negra serva das mulheres santas e aportado em uma pequena ilha situada em águas do Mediterrâneo. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sara teria sido uma das primeiras convertidas ao cristianismo e morrido a serviço de suas companheiras de viagem.
Uma outra versão contada é que Sara era uma escrava egípcia de uma das três Marias, Madalena, Jacobé ou Salomé; e junto com José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro foi colocada, pelos judeus, em uma barca sem remos e alimentos. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito (acredita-se que deste gesto de Sara Kali tenha nascido a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço)). Talvez por um milagre, ou por obra do destino, eles chegaram a salvo a uma praia próxima a Saintes Maries de La Mer. Depois de muitos dias, o barco foi resgatado por moradores de uma vila próxima aos arredores da costa marítima. Todos, por serem brancos, foram acolhidos, exceto Sara, por ser escrava (egípcia) e negra. Um grupo de ciganos a fez, pois estavam nas proximidades e presenciaram o fato. Sendo assim, passaram a cuidar de Sara, que, com sua morte, posteriormente, os mesmos passaram a recorrer com pedidos à mesma, por ter sido uma pessoa querida em vida, e esta, os atendeu em espírito, realizando milagres. A partir disso, Sara se tornou Mãe e Rainha dos Ciganos, honrando-os e protegendo-os. O surgimento de sua capela - foi criada após a sua morte. Quando veio à falecer, os Ciganos foram até a igreja da vila pedindo que seu funeral se realizasse na mesma. Devido ao preconceito, os católicos da época recusaram. A partir de então, foi feito uma espécie de gruta/igreja para Sara, visitada até os dias de hoje. Quando em 1935 a Igreja tirou Sarah de sua Cripta, muitos ciganos se aplicaram à prova do punhal (punhal avermelhado no fogo sobre a veia do pulso). Diz-se que o Sol queimou o olhar de Sarah.
Quando o número de ciganos aumentou, a Cripta não deu para todos, e foi feito um acordo entre um gadjo chamado "Marquês de Baroncelli" e um cigano chamado "Cocou Baptista", um chefe cigano muito influente. Até um certo tempo o acordo foi cumprido, mas os seus sucessores não levaram o trato a diante. Este chefe cigano foi usado, simplesmente um instrumento do gadjo, ele foi renegado e expulso pelo povo cigano.
Os ciganos de origem Calon, com o passar dos anos, alteraram algumas palavras da língua regional do povo cigano. Devido a estas alterações, houve algumas modificações idiomáticas no significado das palavras. Entre elas, podemos citar a palavra Kalin, que em Calon representa a palavra "cigana". Já para os ciganos que ainda preservam a língua regional, Kali representa negra. Há algum tempo, existe esta confusão idiomática, envolvendo a cor da pele da Santa.Para os Calons, seria Santa Sara Kalín (a cigana) e não Santa Sara - a negra. Paralelamente, a história de Sarah chegou à Índia, onde os ciganos a associaram à deusa Kali, negra, poderosa, transformadora.
Outra versão conta que Sara era moradora de Camargue e teve piedade das Marias, resolvendo ajudá-las. Também dizem que ela era uma rainha das terras de Camargue ou uma sacerdotisa do antigo culto celta ao deus Mitra. Uma das explicações para estas histórias é que em Camargue existiram várias colônias de antigas civilizações, como a egípcia, a cretense, a fenícia e a grega. Por isso, muitos poetas e menestréis contaram a história de Sara, de acordo com o que ouviram de seu povo, e assim, o mito em torno dessa poderosa santa foi difundido pelo mundo e ela continua, até hoje, a ser adorada entre as comunidades ciganas. Nos dias atuais, a santa padroeira dos ciganos é comemorada com muitos rituais e tradições por mais de 15 milhões de ciganos espalhados em diferentes pontos da Europa, Ásia, África, Austrália e Nova Zelândia.
Para preservar a história original de Santa Sara Kali, é necessário lembrar que a igreja católica santificou-a como SANTA e, que é dessa forma que o povo cigano a cultua (e não em rituais).
Aqui no Brasil, Santa Sara divide a preferência dos ciganos brasileiros com Nossa Senhora Aparecida e São Jorge Guerreiro. Os ciganos brasileiros adoram Nossa Senhora de Aparecida, talvez por causa de sua cor, e muitos a equiparam à Santa Sara Kali. Se não têm a imagem dela, por ser difícil encontrá-la, por certo possui em sua Thiera (barraca) ou casa uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Às vezes têm as duas.
Certo é que ela é a mais venerada Santa para os ciganos e todo acampamento cigano conduz uma estátua da virgem negra depositada num altar de uma das tendas cercadas por velas, incenso, flores, frutas e alimentos.
Atualmente, as relíquias da Santas: Sara, Maria Jacobé e Maria Salomé, encontram-se na capela alta da Igreja de SAINTES-MARIES-DE-LA-MER; uma construção erguida desde o século IX, no antigo local do oratório dos discípulos. Contam-se as lendas que os restos mortais de Sara foram encontrados por um rei em 1448 e depositados na cripta da pequena Igreja de Saint-Michel.
No local são cumpridas promessas, feitas à Santa Sara Kali. Milhares de velas acesas são oferecidas à Santa. Em conseqüência disto, o calor torna-se intenso, não sendo possível às pessoas permanecerem muito tempo no local. Dizem até que o gás carbônico liberado pela queima das velas tornou a imagem da Santa Sara Kali escura, havendo até uma modificação na crença da cor da pele da Santa.
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.
Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô (lenço), o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
As mulheres ciganas também confeccionam saias, com as quais vestem a imagem da Santa.
A proteção de Sarah confere às pessoas emanações sempre benéficas que representam simbolicamente o ventre da sua mãe, seu sorriso, a irmã e a rainha: a "phuri dai" secreta dos Roms. Dizem que a pessoa de bom coração consegue ver o sorriso na estátua de Santa Sara. Verá que tanto seu sorriso como o dela estarão diferentes. Para os ciganos a estátua de Sara está carregada. Nela se condensam as energias sutis de muitas gerações de ciganos feiticeiros. Ela sempre atende a todos, principalmente às pessoas que têm a intuição mais desenvolvida e usam os oráculos
PODEROSA ORAÇÃO A SANTA SARA KALI

Amada Santa Sara ! No silêncio da minha alma, dirijo-me á vós e peço-vos com todo o amor que perdoe á mim, e aos meus semelhantes que por ventura tenham me causado mal, proposital ou sem 
querer. Eu os perdoo também, pois sei que és única e verdadeira Rainha Cigana, que abençoa e ampara a todos! Sendo cigana ou não, pois sei que tens muita luz para entender a pequenez humana, e sei que sabeis que não és propriedade de ninguém, inclusive de etnias sendo um Espírito de muita luz, indo além disso tudo! Qualquer ser humano que se dirija á vós será amparada e abençoada por vossa luz!
Santa Sara, nos ampara, abra nossos olhos espirituais, para que não sejamos vitimas das injustiças e das maledicências. E que não tenhamos inimigos, pois todos nós somos irmãos! E que eu pratique a luz, a devoção á vós e que nunca aja de forma cruel com meus semelhantes, e que eles não se tornem cruéis incluindo os que professam a vossa devoção!
Pela alegria dos ventos, da lua cheia, do sol que nos ampara, através do fogo divino, pelas águas abençoadas que nos fornece a vida e o alimento pela terra que piso com orgulho de ser sua devota, recorro á vós pedindo: Paz, luz, sorte, saúde para mim e minha família!
Agradeço-tes, também pela energia de luz que recebo neste momento eu que oro e recebo de vós a luz que necessito (pedido).
Pelas fitas coloridas ,pelas rendas, pelas músicas alegres do povo cigano dedico esta prece para todo povo cigano e criaturas da natureza. Amém.
Oração de Sta Sara - 1
"Santa Sara, pelas forças das águas
Santa Sara, com seus mistérios,
possa estar sempre ao meu lado,
pela força da natureza.
Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia,
pedimos a Senhora que esteja sempre ao nosso lado;
pela figa, pela estrela de cinco pontas; 
pelos cristais que hao de brilhar sempre 
em nossas vidas.
E que os inimigos nunca nos enxerguem,
como a noite escura, sem estrelas e sem luar.
A Tsara (casa) é o descanso do dia-a-dia,
A Tsara é a nossa tenda. 
Santa Sara, me abençõe;
Santa Sara, me acompanhe.
Santa Sara, ilumine minha Tsara,
para que todos que batam a minha porta
eu tenha sempre uma palavra de amor e de caminho.
Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa,
que eu seja sempre a mesma...
PESSOA HUMILDE !!!"




domingo, 18 de novembro de 2012

Parno Graszt ~ Cáde shucár

Parno Graszt-Ratyake Phiro

Zingari, Rom, Gitani, Tzigani, Gypsi (lista de reprodução)

CIGANAS DO VENTO / CLAS COMPLEMENTARES

CIGANAS DO VENTO

Atuam para a pessoa ter dominio de seu destino.
vai andar seguro, ser Senhor do seu destino.
Aí ja muda o teor das consultas.

CLAS COMPLEMENTARES OU DIVINOS

Sao seis os Clas Complementares , devemos pedir que eles possam auxiliar as pessoas que precisam.
Podem trabalhar onde se fizer necessario *Umbanda - kardec.

Rose de Souza (Carmem Romani)
Magia Cigana

Cla dos Ciganos da Comunicacao/ Cla dos Ciganos da Riqueza

CLA DOS CIGANOS DA COMUNICACAO

Ajudam as pessoas a terem sucesso na carreira (comunicacao),observam o que as pessoas estao falando , ajudam que a palavra chegue na hora certa,no lugar certo.
Estao lá para vigiar.

CLA DOS CIGANOS DA RIQUEZA

Prosperidade financeira especificamente.
Eles trabalham para colocar o dinheiro nas nossas maos, para garantir a nossa sobrevivencia.
Junto com o Cla dos Ciganos do Caminho e dos Dourados, trabalham boa remuneracao, equilibrio ,persistencia e aí riqueza R$
Para ter riqueza precisa ter equilibrio para mante-la.
Sovina/gastao .. . nao. Precisa equilibrio.

Ciganos do destino , Cla do Ciganos da Sorte.
Destino esta em nossas maos.

Cla dos Ciganos do Mar/ Clas Complementares

CLA DOS CIGANOS DO MAR

Cingapura foi colonizada por ciganos e ate hoje moram em casas de palafitas (200 anos).
Trabalham com suas energias dentro do mar.
Fazem seus negocios dentro de seus barquinhos .
Espiritualmente trabalham com toda energia do mar.
Nossos Marinheiros tambem teem um companheiro ,os ciganos que trabalham com essa energia do mar,e atuam nos casos em que as pessoas estao ali ,melancolicas , com saudades, estimulam as pessoas a buscarem novos interesses, a buscarem novas realizacoes.
É claro que eles vao atuar tanto com os marinheiros fazendo limpeza e levando para as profundezas do mar sagrado  (limpeza da casa),e os ciganos trabalhando com a agua do mar para fazer seus banhos e toda essa parte de limpeza tambem.
Trazem alegria, felicidade,harmonia, e ajudam para que as pessoas se equilibrem e fiquem bem. *Melancolia e saudade.

CLAS COMPLEMENTARES

CLA DOS CIGANOS DA VITORIA

Atua junto com os ciganos do Cla dos Ciganos Dourados,para que os pedidos sejam alcancados e envolvem-se principalmente com os pedidos juridicos.
O Cla dos Ciganos Dourados trabalham com a energia de Pai Xango, uma energia de Justica , muitos vao la e pedem isso.
Enquanto os Dourados estao equilibrando os da Vitoria estao vendo o que as pessoas precisam ,principalmente nos casos em que é preciso acionar a Justica.

Pedir a Pai Xango : Nos ajude por favor, a ganhar essa causa.

Cla dos Ciganos do Vento/Cla dos Ciganos Encantados

CLA DOS CIGANOS DO VENTO

Estao para ajudar as pessoas que trabalham espiritualmente.
Eles tem um trabalho de amparar as pessoas que vao trazer aconselhamento ,trabalham diretamente com o dom da videncia , e com isso vao dando sustentacao para que as pessoas que trabalham com todo e qualquer oraculo , baralho cigano, eles dao ali o amparo para que cada um encontre seu livre arbitrio, seu caminho,a chave nas suas maos para abrir os seus caminhos.
Eles dao sim uma sustentacao para aqueles que trabalham , isso tinha que ter na egregora do povo cigano,ate porque eles sao ciganos que trabalham milenarmente com os dons divinos.

CLA DOS CIGANOS ENCANTADOS

É o Cla que vai trabalhar com a energia dos encantamentos,energia de ervas, para que haja alegria ,felicidade ,harmonia.
Esses encantamentos nao precisam ser necessariamente magias de amor, prosperidade, ele tem atuacao do Cla dos Ciganos que trabalham com cura.
Cura diferenciada com reiki,imposicao das maos,florais,psicografia,montagem de receitas florais, descortinando algumas coisas que nao deixam de ser encantamentos.
Energia de leveza, de renovacao, e eles conseguem sim alcancar tudo isso para as pessoas.
Por que Encantados?
Porque trabalham com encantamentos, porque trabalham com oraculos.
Ciganos dos Ventos , intuem , utilizam-se de incensos ,fazem limpezas.
Trabalham diretamente com a mudanca da auto estima (RENOVACAO)... a pessoa recebe aquilo que foi buscar.*Pedido direcionado. 









Cla dos Ciganos Dourados/ Cla dos Ciganos do Caminho

CLA DOS CIGANOS DOURADOS

Sao muito solicitados para questoes financeiras,para os negocios, para os empregos.
Eles estao ligados a prosperidade mas nao trazem a prosperidade financeira. Eles sao equilibradores.
Eles vao equilibrar, vida fisica, espiritual,financeira, emocional.
As vezes as pessoas chegam pedindo algo a eles: Eu quero uma vitoria.
Antes de voce ter essa vitoria, voce tem que se equilibrar.
Ter dons e conhecimentos de como lidar com eles é importante para que voce tenha potencial para receber outras coisas.
Voce precisa se equilibrar para sair de um caminho e entrar em outro.


CLA DOS CIGANOS DO CAMINHO

Regidos por Pai Ogum /Velas Amarelas

Um Cla dos mais perseverantes e dos mais bonitos.
Esse Cla trabalha com os caminhos da vida , e quando eles estavam encarnados ,nao se importavam de caminhar 80, 100 Km ,ate fazer todas as suas negociacoes ,ate trazer a quantia necessaria para que tivessem uma mesa farta ,nao faltasse nada para suas familias e todos tivessem ali uma forma abastada .
Trabalhando espiritualmente eles sao aqueles que nos ajudam nos caminhos profissionais.
Para os que precisam de trabalho, eles levam, encaminham . Acende-se uma vela para esse Cla *vermelha ou amarela e pede para ser levada ate a porta do trabalho.
Pergunte para quem mandar curriculum ,pede para que  ponham a pessoa certa , no caminho certo.
Poe a pessoa certa no meu caminho.
Eles estao ai trabalhando para que a pessoa encontre a sua fonte de renda, e com isso coloque sempre o pao a sua mesa, cumpra os compromissos financeiros e as coisas comecam a caminhar.
Mas antes de recebermos esse trabalho precisamos de equilibrio.
Na verdade , ter esrutura para administrar as coisas que vao vir.

Quanto aos Clas Ciganos comecamos os estudos sempre pelos Guardioes porque eles sao muito fortes, Os chamados bam bam bans (os caras), sao os primeiros , abrem caminhos e estao exatamente para nos guardar dos ataques.
Clas Dourados , Cla Rios Lagos e Cachoeiras , sao para equilibrar os quatro campos da vida da pessoa.
Eles atuam ,fisico, espiritual, financeiro e emocional
Amor ...
Dentro dos caminhos é que comeca a atuacao verdadeira. A atuacao fisica na vida da pessoa.
Quando entra aqui o Cla dos Ciganos do Caminho e a pessoa precisa de trabalho, precisa de realizacao, ela vai estar bem e para isso ja foi cuidado pelos outros Clas. Ja esta reequilibrado (Ate para receber uns naos na sua procura) ,e com isso a sua vibracao esta boa.
Com isso voce passa a ser um ima atrator daquilo que voce deseja.
Quando estamos em equilibrio as coisas simplesmente veem para a nossa vida.
Voce percebe que esta atraindo aquilo que precisa (nao é maré de sorte , é equilibrio).